Certo dia estava lendo sobre a passeata contra as cotas raciais que vai acontecer dia 3 de julho, domingo, para quem quiser esse é o perfil do evento no facebook. Pude perceber o quando vários assuntos relacionados a organização da nossa sociedade passam despercebidos pela maioria dos cidadãos, incluindo eu, e não é só você ter internet, porque na internet você só acha o que você busca. Espero expor algumas dessas discussões e minhas opiniões, para assim esclarecer e deixar ciente até a mim mesma.
A cota racial nada mais é do que uma porcentagem de vagas de faculdade públicas ou concursos para cargos públicos reservadas para a população negra ou parda, que consiga provar através de fotos, e ai, a pessoa que pegar o seu perfil que vai julgar se você é negra ou parda o suficiente.
De acordo com o google a ideia de cota racial surgiu no Estados Unidos e durou pouco tempo, pois estavam tendo efeito contrario, portanto, aumento da discriminação racial e a desigualdade republicana.
Aqui no Brasil a população negra esta dividida, enquanto parte apoia a cota, e justifica ela como uma recompensação do estado por fatores históricos de seus descendentes escravos que sofreram através dos anos, havendo preconceito e fazendo com que hoje a maior parte da população negra esteja na linha de pobreza. E a parte que não apoia, diz que a existência da cota é uma controversa a tudo que eles lutam: igualdade, ou seja, não deve ter privilégios.
A historia da vida em sociedade dos negros na época da escravidão, pós escravidão e segregação racial, culminou na pessima qualidade de vida social e económica dos negros, gerando problemas na educação, saude e bem estar de seus descendentes atualmente. Por exemplo, é com tristeza que afirmo que em uma escola pública a maioria é negra, e numa escola particular acontece o contrário, porem, a existência de cota realmente só serve para reafirmar a existência do preconceito no brasil, que apesar de ser um pais formado por misturas é comum ver casos de discriminação. Se as pessoas buscam igualdade então não se deve fazer diferenças dessas, não deve existir cota. A solução que eu vejo para o problema, é a solução que eu dou em quase todos os problemas que o brasil sofre: INVESTIMENTOS PARA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE.
Se a mesma existisse, não se teria essa discussão de cota, pois, negros ou brancos são dotados da mesma capacidade de aprendizagem e conquistas, certo? Eles concorreriam com o resto da população de igual para igual, e ai o melhor conseguiria, por mérito próprio.
RACISTA É QUEM DIFERENCIA AS PESSOAS PELA COR DA PELE... COMO A POLÍTICA DE COTAS FAZ!
Pintura "Operários" de TARSILA DO AMARAL – 1933.
concordo...tipo já que és burrinho mesmo tirando nota inferior vc está dentro.
ResponderExcluir