Como crianças, muitas pessoas não assumem a responsabilidade dos seus atos, as empurram para o governo,a prefeitura, o vizinho ou qualquer outro, menos ela. Claro que muito dos problemas que uma cidade possui só serão resolvidos com o envolvimento de um órgão governamental, no entanto, muito deles seriam resolvidos se assumissemos essa tal de responsabilidade. Mas como fazer isso se a própria pessoa não tem consciência de que aquele problema que a incomoda e que ela vive reclamando, é culpa dela?
Exemplo disso, um dos melhores e mais claros, é o lixo. O lixo que sempre é visto como algo importuno e irritante, dando a ruas sujas aparências asquerosas.
Mas quem colocou aquele lixo ali? Você, que como um ato natural joga tudo o que tem na mão no chão, sem nem ao menos considerar a hipótese de procurar uma lixeira, e no caso de não haver, a consciencia de guardar aquele lixo consigo até encontrar uma.
E se nos dias de chuva sua rua fica alagada por causa dos ralos não darem conta, você entra em ação para reclamar da prefeitura, que nunca faz nada para resolver esse problema de uma vez por todas. O real problema é que o fato dos ralos não darem vazão a água nos dias de chuva é por estarem entupidos por lixos trazidos pelo vento e chuva do lugar aonde ele foi jogado.
Se o problema é esse, e a solução tão facil, porque as pessoas não o resolvem? Por que elas não param de jogar os lixos nas ruas? A população precisa urgentemente ser conscientizada.
Seu lixo, sua responsabilidade. Assuma-a!
Virginia, é divulgando e falando sobre os assuntos que eles chegam aos ouvidos do povo e estimulam para os actos. O dever cívico nem sempre é cumprido muito embora todos saibamos o seu procedimento.
ResponderExcluirUm abraço
oa.s